domingo, 20 de junho de 2010

Um pequeno contraste...


Foto tirada por mim.


Achei curioso o contraste ideológico presente nos nomes destes dois estabelecimentos vizinhos. O bar A Taverna do Lorde e a sede do Partido Comunista na Amora.



Ivocatii

terça-feira, 15 de junho de 2010

Pérolas

Quero só aqui partilhar convosco algumas frases bastante curiosas que oiço dizer e que ocasionalmente eu próprio digo. Há para todos os gostos.

Pensar de forma negativa não é positivo.

A honestidade é uma das características que me caracterizam.

Mete em "normal" porque em "very hard" é muito difícil.

Primeiro tens de rebobinar para trás.

Na Natureza isso é natural acontecer.

O argentino Ernesto "Che" Guevara é um dos cubanos mais famosos.

Eu sei que estavas a mentir mas disseste uma grande verdade.

A República Dominicana não tem rei, pois não?

Irrita-me essa tua mania de andares sempre a irritar pessoas.

Tu não vês que andas cego?

Dá-me só mais um segundo que eu despacho isto num minuto.

O Renascimento foi quando os gregos voltaram.

O Universo é infinito do princípio até ao fim.

Oh eu queria ver o epílogo mas só o mostram no final!

E para terminar, o clássico dos clássicos:

Olá! Então estás aqui?


Ivocatii

domingo, 6 de junho de 2010

A Ditadura do Paralelepípedo

Fizeram-me esta pergunta:

De quem é a culpa do desemprego em Portugal?

E esta foi a minha resposta:

A culpa é do Cubismo que foi o movimento de vanguarda do Modernismo. O Cubismo surgiu na segunda metade do século XIX e tratou-se da separação entre o cubo e o paralelepípedo, aliás antes do movimento cubista nem sequer havia o conceito de paralelepípedo. Tudo era cubo. Nós hoje temos a arrogante tendência de achar que os cubos têm os lados quadrados mas antigamente os cubos tinham os lados rectangulares. O cubo teve inclusive um papel preponderante no Renascimento e na Revolução Industrial. E digam-me lá, seus arrogantes sofistas, se o cubo poderia alguma vez ter provocado a industrialização se apenas fosse cubo aquele que tem os lados quadrados. Sim, porque o cubo de faces quadradas é uma minoria que até à altura não tinha qualquer tipo de expressão social, talvez porque a sociedade ainda não se tinha desenvolvido ao ponto de necessitar a separação do cubo de faces quadradas dos restantes cubos. Mas com os movimentos modernistas foi criada esta super classe – o paralelepípedo – conduzindo à ostracização do cubo de faces quadradas. Chamaram-lhe o «verdadeiro» cubo e aos outros deram um nome artificial e sintético: paralelepípedo. Devido a essa separação o cubo moderno teve de se desenvolver num ambiente underground, frequentando cafés e tertúlias em zonas “não recomendáveis” enquanto assistia à opulência imperialista do dito «paralelepípedo». Primeiro começaram as deportações dos cubos que não “interessavam”. Depois as perseguições e prisões dos cubos que se faziam ouvir entre a multidão. Um ódio pelo cubo comparável ao anti-semitismo alemão. Aqueles «paralelepípedos» esquecem-se que em conjunto com os cubos foram responsáveis pela Revolução Industrial, pela ascensão da burguesia que Marx e Engels viriam a criticar e pelo declínio da Europa feudal ainda com o fétido cheiro da Peste. Esses «paralelepípedos» esquecem-se que já foram cubos, que aliás ainda o são, da mesma forma que os cristãos que perseguem judeus se esquecem que os primeiros cristãos eram judeus.

Foi esta a minha resposta, o leitor que tire as suas próprias conclusões.



Ivocatii