“1º Mandamento: Irrita o próximo
2º Mandamento: Irrita o próximo ainda mais
3º Mandamento: Depois de ires embora volta atrás para o irritares novamente
…”
in 10 Mandamentos da Lei do Irritar
1ª Lição: Não hesitar
Não pense duas vezes antes de chamar o alvo à atenção mesmo que tenho sido você a cometer o erro. Não deixe que seja ele a chamá-lo a si. É importante estarmos sempre um passo à frente do nosso alvo.
2ª Lição: Contacto visual
Depois de chamar a atenção fique a olhar fixamente para o alvo. É aqui que ficamos a saber se é um “irritável”, caso responda à sua chamada de atenção, ou um desistente que vai embora sem ripostar. Neste último caso continue a sua viagem.
3ª Lição: Manter a postura
Mantenha uma pose altiva e séria. O facto de parecer que está a levar aquilo a sério enerva ainda mais o nosso alvo.
4ª Lição: Uso da linguagem
Esta é a lição mais importante pois para irritar há que ter um bom domínio sobre o vocabulário. Use o maior número de sinónimos que conseguir. Use frases mais elaboradas que lhe dão um ar de snob irritante. Por exemplo, em vez de dizer “O que o senhor fez está mal” diga “O que o senhor acabou de fazer vai contra as regras estabelecidas” ou em vez de dizer “Se o senhor já sabia porque fez isso?” diga “Se havia sido previamente informado então porque optou por cometer esta infracção?”.
5ª Lição: Repetir, repetir, repetir…
As repetições estão ligadas à linguagem, é por isso importante saber quando as usar. Por exemplo, acusam-no de algo e em vez de dizer um simples “não” faça um ar indignadíssimo e diga “Não não não não não não não nã nã nã nã nã” enquanto agita o dedo indicador.
6ª Lição: Estrangeirismos
Procure também usar palavras estrangeiras. Tenha preferência por termos em francês ou italiano que são línguas bastante irritantes. Pode ainda usar o inglês desde que faça um sotaque britânico. Sempre que possível insira essas palavras em frases cujo contexto é português. Bons exemplos disso seriam: “Você é uma pessoa very irresponsável” ou “Sua criatura stupide!”. Pode também optar por italianizar palavras portuguesas acrescentando-lhes os sufixos “-ini”, “-oni” ou “-ani”: “Não seja parvini!”.
7ª Lição: Argumentum ad irritatio
Como é óbvio não vai estar constantemente a dizer a mesma coisa sem que justifique o que diz. A capacidade de argumentação é bastante importante, diga lá se não são irritantes aquelas pessoas que acham resposta para tudo. Na fase da argumentação não tenha medos nem receios, use tudo o que se lembrar mesmo que não faça sentido. Inverta as regras, invente leis e obrigações, alegue que fez o que não fez ou que estava onde não estava. E quando mentir não se esqueça de fundamentar bem a sua mentira pois é muito frustrante não conseguirmos defender a verdade perante uma mentira bem argumentada.
8ª Lição: Non-sense
Também inserido no tema da argumentação está o uso do non-sense. Quando já usou todas as armas letais de irritação pode recorrer ao non-sense para ampliar o efeito. Dê asas à sua imaginação! Diga que é o Super-Homem e que por isso pode chamar os outros à atenção, que veio no Guiness como o homem/mulher mais eticamente correcto e que devido a isso tem sempre razão, mostre um papel a dizer que é o Imperador do Universo ou o descendente directo do Napoleão. Simplesmente não poupe nem palavras nem ideias.
9ª Lição: Quantos mais melhor
Se tiver consigo um amigo ou acompanhante que sofra da mesma necessidade de irritar o próximo não o deixe de fora. Estes ajudantes são uma grande ajuda na fase de argumentação onde vai precisar de alguém que não só concorde mas também confirme o que diz. A única coisa mais irritante do que uma pessoa afirmar uma mentira óbvia é duas pessoas a confirmar essa mesma mentira óbvia.
Ivocatii
8 comentários:
Eu não preciso de instruções xD Mas de qualquer forma este tipo de coisas dá sempre jeito, pois escapam sempre uns pormenores interessantes...
Não há dúvida que me tens em muito boa consideração :D ("acho que este é bom pra ti") lool
bagri bagri bagri bagri bagri bagri bagri bagri bagri bagri bagri bagri bagri bagri bagri bagri bagri bagri bagri bagri bagri bagri bagri bagri bagri
Muito bem senhora Cats, está a por em prática a lição numero 5.
nha nha nha nha nha nha nha nha nha nha nha nha nha nha nha nha nha nha nha nha nha nha nha nha
xD
Continuas a usar o teu homónimo (repara só..palavras caras)com apelido de porção de terra pequena rodeada por mar por todos os lados (ahn, olha só o estilo) como cobaia disso da irritância?
Infelizmente o meu homónimo não tem inteligência suficiente para perceber quando estão a gozar com ele xD. Costumo usar os automobilistas quando ando de bicicleta e podes crer que alguns mereciam mais do que uma simples irritação.
troubles in paradise?
Não chamaria a isto "paradise" mas por enquanto não tem havido problemas =)
Especialista.
Mais tarde, quando tivermos tempo, lembra-me da motivação que tenho neste momento de realizar uma curta a partir disto.
Enviar um comentário