domingo, 23 de janeiro de 2011

Como parecer um filósofo em 9 lições

Para todos aqueles que querem mas não conseguem ser filósofos, aqui está uma pequena sugestão de como podem cumprir parte do vosso objectivo.


"A filosofia não consiste em saber e não é a verdade que a inspira, mas sim categorias como Interessante, Notável ou Importante que decidem sobre o seu sucesso ou fracasso."
Gilles Deleuze in O que é a Filosofia?


1ª Lição – Indumentária
Usar uma camisola de malha daquelas que picam e que, como forma de protesto, não é lavada desde que Portugal entrou na C.E.E.. Convém estar amarrotada e ligeiramente suja. No Inverno a gabardine é opcional.

2ª Lição – Utensílios I
Usar um cachimbo, o qual deve também ser usado para apontar.

3ª Lição – Posição
Nunca se sente de costas direitas. Incline-se na cadeira para dar um ar descontraído e cruze a perna.

4ª Lição – Utensílios II
Faça-se sempre acompanhar dum bloco de notas ou de uma folha de papel e de uma caneta. Use-os para escrever enquanto se encontra a cumprir a lição anterior.

5ª Lição – Habitat e Bebida
Procure ir para cafés ou bares rascas. Beba café ou chá durante a tarde. À noite evite beber coisas como sumo ou água. Em vez disso, beba coisas saudáveis como absinto, aguardente ou whisky.

6ª Lição – Alimentação
Não tenha cuidado com a alimentação. Afinal de contas, isso da alimentação saudável é coisa de meros mortais. Você no seu estado de transcendência já não precisa de se preocupar.

7ª Lição – Disposição e Comunicação
Tenha um olhar deprimido e nunca concorde inteiramente com nada do que lhe dizem. Não dê respostas concretas e procure confundir ou outros com respostas ambíguas.

8ª Lição – Actividade
Não tenha medo de escrever. Escreva muito, escreva até mais não. Escreva sobre tudo. Lembre-se: o filósofo nunca mente, apenas apresenta verdades alternativas.

9ª Lição – Referências

Em conversas aproveite sempre para citar nomes famosos da filosofia tais como Hume, Locke, Descartes, Kant, Hegel, Marx, Nietzsche, etc..


Ivocatii

2 comentários:

Zé Manel Macário disse...

E é preciso não esqueçer a barba, ela é o que distingue um pobre coitado com opiniões pouco trabalhadas de um sábio iluminado

Sandro disse...

Hum, parece-me mais um guia prático para ser como Jesus xD Só falta mesmo saber o caminho das pedras para "andar" sobre a água hahah