terça-feira, 7 de abril de 2009

Reflexão - A alma e a mente são o mesmo?

Isto é mais um daqueles assuntos que cada um tem a sua opinião e todos estamos certos ou todos estamos errados porque simplesmente não há forma de obter respostas conclusivas a esta pergunta. E por isso mesmo eu vou dizer a minha opinião e espero que o leitor, concordando ou não, dê também a sua.
Para mim a alma e a mente são formas diferentes de falar da mesma coisa.
A mente é o “eu”, aquilo que eu sou, o que define as minhas vontades e que raciocina. A mente é a minha parte racional, o que me faz ter razão ou julgar que tenho e por isso, talvez seja a parte de mim onde está a consciência que provém do meu raciocínio do que é bom ou mau. Daí quem “não tem” consciência deve-o ao facto de não pensar se está a fazer bem ou mal.
Quanto à alma apenas tenho a dizer que, na minha opinião como já foi dito, é, à semelhança da mente, o meu “eu” que controla as minhas vontades. Mas que controla as minhas vontades não racionais. A alma é como a minha parte animal, o instinto natural do ser racional. A alma é a chama da vida que nos faz reagir inconscientemente, sem pensar como se fosse automático. Quero desde já referir que esta alma de que falo não tem necessariamente a ver com a alma no sentido espiritual/religioso, quanto a essa não me manifesto por enquanto.


Ivocatii

1 comentário:

MarioIlheu disse...

epa quanto a isto so posso dizer: sim secalhar, qem sabe
maybe yes maybe no x'D

continua com o bom trabalho